SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS

Notícias

NOTA ABRAGAS

01/03/2021


Segue na íntegra:


 

NOTA ABRAGÁS

 

 

Chegou o dia 01 de março de 2021 mas, as reduções de impostos sobre o preço do GLP não chegaram aos revendedores e muito menos aos consumidores.

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que iria zerar os impostos federais que incidem sobre o GLP (gás de cozinha) por tempo indeterminado, mas até agora nenhum decreto deu conta de como isso será viabilizado.

 

Para surpresa das revendas, desde o dia 26/02 as distribuidoras começaram a enviar correspondências às revendas com novos repasses de aumentos do gás de cozinha, devido ao aumento do PMPF pelos estados a partir de hoje (01/03).

 

Especialistas do setor, dão conta que o governo teria que desembolsar mais R$ 1,2 bilhão por ano para isentar os tributos do gás de cozinha.

 

Enquanto isso o mercado continua aguardando os acontecimentos, mas, prevê mais aumentos ao invés de descontos, já que o câmbio continua subindo e os especialistas acreditam que a Petrobras poderá anunciar novos reajustes dos combustíveis nos próximos dias.

 

A Abragás entende que os preços são livres em todos os elos da cadeia, podendo o segmento precificar os produtos e serviços conforme os custos operacionais de cada em região do país.

 

A Abragás afirma que, o único caminho para que o Gás de cozinha tenha melhores preços aos consumidores, será a abertura total de mercado no setor de distribuição onde hoje não há competição, existe um monopólio de 4 distribuidoras que dominam 92% do mercado e impõe os preços às revendas da forma que bem entendem desta forma, as distribuidoras continuarão dominando os preços e os governadores fazendo a festa com o ICMS de um produto essencial a sobrevivência da população de baixa renda.

 

Rio de Janeiro, 01 de março de 2021









Veja mais


+55 51 3722.5279 (Fone e Whatsapp) - Rua Moron, 1070 - sala 14
Centro - CEP 96.508-030 - Cachoeira do Sul / RS - Brasil
Horário de funcionamento: seg a sex das 8:30 as 11: 30 e das 13:30 as 17:00

Webmail S-Info S-Maq - Soluções Web