SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS

Notícias

REVENDEDORES DE GÁS MERECEM RESPEITO

21/07/2021


Nota Abragás

 

 

Presidente Bolsonaro faz crítica ao preço do Gás de cozinha e culpa revendedores por meter a mão no bolso do pobre!

 

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista no dia 20/07 a rádio Itatiaia de Belo Horizonte que, o ICMS, transporte e a margem de lucro das revendas de Gás de cozinha são os responsáveis pelo alto preço do Gás. O Presidente precisa ser informado que antes do gás chegar aos mais de 60 mil revendedores que fazem a entrega dos botijões de gás aos consumidores, existe um oligopólio que durante o seu governo se concentrou um pouco mais, quando o CADE autorizou a venda da Liquigás que pertencia a Petrobrás, para as congêneres do setor e assim esse oligopólio formado por 4 grupos econômico, foi reforçado e passou a dominar 93% da distribuição de GLP no Brasil.

 

O maior custo logístico, de fato está com os revendedores que fazem a entrega de botijões de gás de um a um de casa em casa aos consumidores, a composição básica desses custos são os combustíveis, manutenção de veículos, folha de pagamento, contribuições sociais entre outros. É preciso esclarecer que, margem bruta não significa lucro, e também informar que as pesquisas disponíveis do órgão oficial não têm refletido a verdade dos preços.

 

Antes de terceirizar o problema para o mercado e nesse caso as revendas, os culpando por meter a mão no bolso do pobre, o Governo precisa definir qual estratégia irá adotar para subsidiar o gás de cozinha para a classe menos favorecida. Entendemos que existe uma classe social necessitando dessa ajuda, mas, isso deve ser política de estado e não de micros e pequenos empresários que carregam o aço nas costas todos os dias para abastecer a nação com essa energia tão importante a população, especialmente na cocção de alimentos.

 

Quanto ao ICMS que também contribui com grande parte do preço do Botijão de gás (de R$11,00 a R$18,00 por botijão, dependendo do estado), cabe aos governadores dos estados refletirem sobre o “bolso do pobre” conforme foi considerado na entrevista do Presidente! Somos mais de 60 mil revendedores, entregamos 34 milhões de botijões de gás todos os meses sob chuva ou sol, essa classe merece o mínimo de respeito!

 

 

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2021

 

Jose Luiz Rocha - Presidente ABRAGÁS









Veja mais


+55 51 3722.5279 (Fone e Whatsapp) - Rua Moron, 1070 - sala 14
Centro - CEP 96.508-030 - Cachoeira do Sul / RS - Brasil
Horário de funcionamento: seg a sex das 8:30 as 11: 30 e das 13:30 as 17:00

Webmail S-Info S-Maq - Soluções Web