SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS

Notícias

Contaminação do GLP teve início em subsidiária da Petrobrás

10/04/2013


Do G1

A Promotoria de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcante, divulgou, nesta terça-feira (9) que a contaminação de gás de cozinha com água, ocorrida no mês passado na Liquigás de São Luís (MA), começou na Transpetro, subsidiária da Petrobras, que opera por meio dos segmentos de Dutos e Terminais, Transporte Marítimo e Gás Natural. Segundo o Ministério Público, duas empresas receberam o gás contaminado e uma delas já comprovou que detectou o problema antes de envazar os botijões.

Os documentos enviados pela Nacional Gás butano comprovam que no dia 19 de março de 2013 foi constatada a distribuição de gás de cozinha com água pela Petrobrás. Segundo as explicações da empresa, o gás de cozinha vindo da refinaria foi transferido por dutos de um navio para a Transpetro, empresa de logística da Petrobrás. Ainda de acordo com a distribuidora, o gás contaminado com água foi repassado para a Nacional Gás Butano e para a Liquigás e foi a Nacional Gás quem descobriu o problema e avisou a Petrobrás.

 “A Nacional atendeu todos os requisitos e descobriu que tinha água antes do envaze. A Liquigás já iniciou o envaze com água, não tendo tempo para observar se o gás estava em conformidade, que é um procedimento operacional padrão que tem que ser feito independentemente do certificado da Transpetro. E qual é a conclusão que se chega aqui? É que tinha água no gás vindo do navio ou do duto, mas a diferença foi nos modus operandi das duas distribuidoras” , explicou a promotora Lítia Cavalcanti.

Quando o gás chega à Transpetro são emitidos certificados antes do bombeio para as distribuidoras. Nos documentos apresentados não consta a contaminação com água, mesmo depois do aviso da nacional Gás Butano. Uma comissão interna da Petrobrás vai apurar porque a Transpetro omitiu essa informação nos certificados.

A denúncia de que havia água nos botijões de gás de cozinha partiu de uma revendedora de gás que estaria recebendo o produto alterado da Liquigás, que por sua vez nega que tenha distribuído o gás com alteração. 







Arquivos

RESOLUÇÃO ANP
RESOLUÇÃO ANP



Veja mais


+55 51 3722.5279 (Fone e Whatsapp) - Rua Moron, 1070 - sala 14
Centro - CEP 96.508-030 - Cachoeira do Sul / RS - Brasil
Horário de funcionamento: seg a sex das 8:30 as 11: 30 e das 13:30 as 17:00

Webmail S-Info S-Maq - Soluções Web