SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS

Notícias

Detran de Goiás começa a multar motociclistas por transporte irregular de botijões

03/06/2013


Começou a valer no último sábado (1) a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina novas regras para o transporte de carga em motocicletas. De acordo com a lei, o transporte de galões de água e de gás de cozinha só pode ser feito em triciclos de carga ou em um dispositivo acoplado ao veículo, chamado sidecar.

 

O diretor de operações do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), coronel Sebastião Vaz, informou que desde sábado a nova determinação está sendo fiscalizada. "Foi dado um prazo de mais de 90 dias para que eles se adequassem. Houve duas audiências públicas realizadas pelo Detran junto com os órgãos que fazem a autuação, onde tudo ficou combinado com a categoria. Agora esse prazo acabou", avisa.

Sebastião Vaz reforça ainda que a partir desta semana, blitz específicas para a fiscalização do transporte irregular em motocicletas estarão espalhadas por Goiânia. O descumprimento da lei pode ocasionar multa de até R$ 191.

 

Reclamações
Apesar de já saberem que a determinação federal tinha data para começar, alguns motociclistas e comerciantes reclamam da resolução. Para eles, ainda é complicado se adaptar à nova lei.

 

Dono de um depósito de gás e água há mais de 20 anos, Josmar Moura diz que o preço para fazer as alterações nos veículos é muito alto. "Essa ferramenta [sidecar] é muito antiga, utilizada na época da 2ª Guerra Mundial. O custo para colocá-lo é em torno de R$ 13 mil. Além disso, é difícil de conduzir e não é em todo lugar que dá para parar", explica.

Para o entregador Hélio Costa, é mais fácil carregar os botijões na garupa. "A carretinha é pior. Como que você vai fazer uma entrega rápida?", questiona.

 

 









Veja mais


+55 51 3722.5279 (Fone e Whatsapp) - Rua Moron, 1070 - sala 14
Centro - CEP 96.508-030 - Cachoeira do Sul / RS - Brasil
Horário de funcionamento: seg a sex das 8:30 as 11: 30 e das 13:30 as 17:00

Webmail S-Info S-Maq - Soluções Web