SERVIÇOS AOS ASSOCIADOS

Notícias

Greve dos caminhoneiros e a solidariedade orgânica

27/05/2018


 

Hoje, 27 de maio de 2018

 

A realidade aferida pelo Singasul neste domingo, 27.05.2018, nas primeiras horas da manhã, é de desabastecimento quase total das revendas (acima de 90%). A perspectiva é de retomada das atividades de engarrafamento de botijões pelas distribuidoras nesta segunda-feira (28), com gradual formação dos estoques médios do produto ao longo das próximas duas semanas.

 

Um fator de preocupação de última hora é a anunciada greve dos petroleiros por 72 horas, a partir de quarta-feira (30) véspera do início de um feriadão. A revenda de gás de cozinha já viveu os reflexos de outros movimentos paredistas de petroleiros e sabe que são reais as chances de bloqueios das bases de suprimento.

 

 

O setor de Revenda de Gás de Cozinha

 

Como o último estágio da longa cadeia produtiva do gás liquefeito do petróleo para uso doméstico, o Revendedor de GLP se depara com um conflito de duas variáveis: por um lado, está solidário com as teses dos transportadores, especialmente a reclamação quanto imprevisibilidade dos preços dos combustíveis, insumo com grande peso nos custos do setor. Por outro, sem o botijão para vender, a revenda vê comprometida a sua continuidade como empreendimento viável, visto a multiplicação dos pontos de comercialização – no Rio Grande do Sul já são mais de seis mil revendedores concorrendo entre si - o que implica em baixa produtividade média para custos fixos inflacionados de forma incontrolável e descapitalização decorrente.

 

Greve dos caminhoneiros e a solidariedade orgânica

 

Por Ronaldo Tonet, sociólogo e presidente do SingasulRS

 

A Sociologia se constituiu como ciência há 180 anos com o objetivo de interpretar os fatos sociais a luz do saber acadêmico. Usando a teoria da solidariedade orgânica, cunhada por Émile Durkheim (1858-1917) um dos três pais da também chamada “psicologia social”, é possível tecer algumas considerações minimamente racionais sobre o movimento paredistas dos caminhoneiros que monopolizou a atenção dos brasileiros por sete dias deste maio de 2018.

 

A solidariedade orgânica existe em sociedades complexas nas quais as funções dos indivíduos são especializadas, o que gera grande interdependência dos agentes econômicos. Essa interdependência ficou evidente quando um dos elos, o transportador, interrompeu a corrente colaborativa, submetendo a sociedade a uma escassez temporária de bens e serviços mais ou menos essenciais.

 

A finalização negociada do movimento paredista dos transportadores está em linha com os estudos de Durkheim, processando-se exatamente nas etapas previstas na teoria centenária: acordo formal entre governo e lideranças dos transportadores; uso da força de forma moderada; desmobilização gradual; retomada da normalidade do exercício da solidariedade orgânica.

 









Veja mais


+55 51 3722.5279 (Fone e Whatsapp) - Rua Moron, 1070 - sala 14
Centro - CEP 96.508-030 - Cachoeira do Sul / RS - Brasil
Horário de funcionamento: seg a sex das 8:30 as 11: 30 e das 13:30 as 17:00

Webmail S-Info S-Maq - Soluções Web