ANP Intensifica Fiscalização
20/06/2026
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, no último dia 12 de junho, um novo plano de fiscalização voltado ao combate de práticas abusivas na formação de preços no mercado de combustíveis. A nova etapa entra em vigor a partir de julho e seguirá, inicialmente, até setembro.
A estratégia prevê ações ostensivas, educativas e coercitivas, com a estimativa de mais de 3 mil fiscalizações em todo o país durante o período.
Na primeira fase da operação, realizada entre março e junho, a ANP promoveu mais de 2 mil ações em todos os estados brasileiros, resultando em 389 autos de infração. Desses, 21 envolveram indícios de elevação abusiva de preços, incluindo distribuidoras de combustíveis e revendas de GLP.
O Singasul alerta os revendedores para a importância de manter documentação e procedimentos comerciais devidamente organizados, especialmente diante do aumento da fiscalização no setor.
Fonte: https://www.facebook.com/ANPgovbr